Boa noite meus queridos atômicos!
Hoje trago até vocês um assunto muito maneiro que pode despertar o interesse de todos aqui presentes!
Em 2014, a Takara, dona dos Transformers no Japão, decidiu criar um crossover com o famoso anime NEON GENESIS EVANGELION. Para quem não conhece, Evangelion foi um anime extremamente popular sobre ROBÔS GIGANTES LUTANDO CONTRA MONSTROS GIGANTES (e muito, muito drama adolescente) lançado entre 1995 e 1997, que até hoje faz um sucesso estrondoso no Japão e consegue vender mais bonequinhos de duas menininhas em roupas coladíssimas por ano do que Transformers jamais sonhou em conseguir vender, mesmo com trezentos novos bonecos lançados por ano. Recentemente alguns filmes baseados no anime também foram lançados.
Mas enfim, o importante é que Evangelion é um negócio bem legal e que gerou um crossover bem bacana com Transformers. A história oficial foi lançada em forma de texto, acompanhada de algumas imagens em um site japonês, e dividida em quatro capítulos. Como ela já é extremamente curta, segue abaixo um resumo que é praticamente do mesmo tamanho que o texto original:
Optimus Prime e EVA-01 fazendo pose juntos. ÉPICO! |
A história começa do mesmo jeito que o anime de Evangelion. O mundo está em crise devido ao acontecimento de um grande desastre chamado Segundo Impacto e, para piorar as coisas, monstros gigantes e mongoloides começam a aparecer e ameaçam extinguir toda a humanidade. Eles são chamados de ANJOS, porque blasfemar contra a religião alheia é um dos hobbies favoritos dos japoneses. Eis que nos céus da cidade de Tokyo-3 surge Sky-Lynx, aquele Autobot que se parece com um dinossauro e se transforma em um ônibus espacial, carregando ninguém menos que o nosso querido líder Optimus Prime e mais uma pequena equipe de Autobots figurantes. A princípio, os Autobots ficam confusos com a situação, pois afinal de contas o mundo costumava ser muito mais alegre e colorido no desenho animado deles, mas não se deixam abalar e Optimus promete que não vai permitir que outro desastre como o Segundo Impacto aconteça.
Ah sim, muito obrigado por tentar impedir o Segundo Impacto, por sinal. Bom trabalho mesmo.
Enfim.
Os Autobots começam a lutar contra o Anjo, que eu presumo ser o Sachiel do primeiro episódio de Evangelion. Mas o que NINGUÉM esperava era que o fantasma de Starscream, que morreu durante os eventos de The Transformers: The Movie, iria aparecer no meio da confusão. Ele decide possuir Sachiel, fundindo sua centelha com o núcleo do monstro gigante e se transformando na aberração conhecida como ANGELSCREAM!
Deus sabe o quanto eu queria um boneco disso. |
Em resposta, a NERV, organização que """""defende""""" a Terra em Evangelion, envia seu robô mais famoso e querido, Evangelion Unit-01, ou apenas Eva-01 para os íntimos, para participar da batalha. Vale notar que Eva-01 e Angelscream possuem certa de 40 metros de altura, enquanto Optimus Prime tem só uns 10. Prime é capaz de identificar a verdadeira natureza de Eva-01 e percebe que (SPOILERS DO ANIME) ele não é um robô de verdade, mas sim uma forma de vida. Sim, porque caso você não saiba os Evas são orgânicos por dentro e possuem a alma de seres humanos inseridas neles. Isso pode parecer bizarro, mas é apenas a ponta do iceberg quando se trata de Evangelion. Optimus então decide escaneá-lo usando a sua Matriz da Liderança, e assim não só adquire a pintura roxa e verde do Eva como também o seu imenso tamanho!
Imagine The Touch tocando neste momento. Ou Zankoku na Tenshi no Teeze se você achar melhor. |
O novo Eva-Optimus então parte para cima de Angelscream para uma batalha que infelizmente só podemos imaginar que foi épica. Ahhhh como eu gostaria que esta história fosse adaptada em um anime só para eu presenciar este momento em toda a sua glória. No peito de Optimus, a Matriz começa a reagir e revela um brilho semelhante ao do núcleo de um Anjo, ao mesmo tempo que carrega um novo tipo de vida. Angelscream se assusta ao ver seu novo adversário, enquanto os outros Autobots preocupam-se com a segurança de seu líder, mas Optimus garante a eles que ficará bem, sem revelar que na verdade sente-se estranho por carregar essa outra forma de vida dentro de si.
Optimus tenta atacar Angelscream, mas é impedido pelo seu Absolute Terror Field, um campo de força que serve como escudo gerado pelos Anjos, e que faz Starscream se perguntar se essa habilidade teria o protegido do golpe fatal que Galvatron deu a ele no filme. Tá vendo, é desse tipo de referência que eu gosto! Angelscream então abusa de seus poderes e vira o jogo contra Optimus, preocupando ainda mais os Autobots. Wheeljack entra em contato com a NERV e pede ajuda para Misato Katsuragi, que está no comando da operação. Ela informa que nenhum outro Eva está disponível para participar da batalha, o que só pode ser uma piada de muito mal gosto porque eu DUVIDO que a Asuka, que pilota o Eva-02, iria deixar de participar desta batalha. Ora, jamais, eu lhes digo!!!
A maior batalha que você nunca imaginou que queria tanto ver! |
Os Autobots tentam ajudar seu líder, mas são todos repelidos pelo A.T. Field do Anjo. Bumblebee então tenta uma nova estratégia: distraí-lo e fazê-lo de bobo. Claro, porque é só isso que esse fusquinha amarelo debiloide sabe fazer! Por incrível que pareça, o plano funciona e Angelscream começa a perder o equilíbrio ao tentar se mover, por não ter total controle de sua nova forma ainda. Misato usa a situação para ativar os mecanismos de Tokyo-3 que fazem a cidade mudar de forma, causando ainda mais desequilíbrio no Anjo possuído. Aproveitando a oportunidade de ouro, Optimus concentra toda a energia emanando da Matriz para gerar um Machado de Energon muito mais poderoso e cortar Angelscream ao meio! Enquanto o núcleo do Anjo é destruído, o fantasma de Starscream é mais uma vez solto e arremessado no espaço.
Com o fim da batalha, Optimus começa a gradualmente retornar à sua forma original e se encontra com Misato na base de operações da NERV. Ele teme que novos Anjos e outros Decepticons certamente atacarão a Terra, e garante que ficará para lutar e nos proteger. O que seria MARAVILHOSO de ver caso realmente se tornasse uma série. Imagina, mais encontros entre Autobots, Decepticons, Evas e Anjos? Seria ATÔMICO!!!
Uma pena que ficou só por isso mesmo.
Sabem o que faltou nesse crossover? O Optimus abrindo a boca igual o Eva-01 faz. Seria bem louco. |
E assim acaba a história do encontro entre Transformers e Evangelion, mas isso não foi tudo que o crossover teve a oferecer! Na verdade, toda essa história foi criada com o objetivo de promover um único toy:
MASTERPIECE CONVOY MODE "EVA"!
Limitado a apenas 1000 unidades (o que é pouquíssimo comparado às milhões de unidades fabricadas de cada Transformer normal), este maravilhoso brinquedo é um redeco do MP-10, segunda versão do Optimus Prime na cobiçada linha Transformers: Masterpiece. Só pro caso de você não saber, Convoy é o nome japonês do Optimus, então é como se fosse "Optimus Prime Mode 'Eva'" mesmo. Ele vem pintado nas cores tradicionais do Eva-01, carrega a Matriz da Liderança com o núcleo vermelho igual ao de um Anjo, e tem o Roller e seu trailer pintados nos padrões da NERV. Até mesmo o pequeno bonequinho do Spike Witwicky que já vinha na versão original foi mantida e agora usa um uniforme da NERV. Eu só acho que isso foi uma tremenda de uma oportunidade perdida de pintá-lo nas cores de Shinji Ikari, o verdadeiro protagonista de Evangelion que foi TOTALMENTE IGNORADO pelo crossover.
Aposto que até convidaram ele pra participar, mas ele preferiu ficar num cantinho chorando.
E pensando bem, acho que vou me juntar a ele. Porque certamente não será nesta vida que eu colocarei as mãos nesse Optimus.
O primeiro que falar que ficou feio está expulso do Blog do Cavalo Atômico. |
Infelizmente, nenhum outro Masterpiece foi pintado nas cores dos Evas. Mas teria sido interessante, hein? Eu queria mesmo era que tivessem lançado um Angelscream, mesmo que tivesse sido apenas o Masterpiece Starscream pintado nas cores do Sachiel sem nenhuma alteração no molde.
Mas esse ainda não foi o fim da linha, porque no ano seguinte, em 2015, a Takara lançou mais três figuras do crossover na linha Q-TRANSFORMERS.
Q-Transformers foi uma linha de robozinhos cabeçudos e achatados bastante simpáticos capazes de se transformar em veículos igualmente deformados. O nome é um trocadilho com "cute", que significa fofo, porque a pronúncia em japonês é parecida com "cute-ransformers". Pois é. A linha começou apenas com personagens de Transformers mesmo, mas logo se estendeu para crossovers inimagináveis como Snoopy, Hello Kitty e, claro, Evangelion.
Eva-00, Eva-01 e Eva-02 foram lançados em uma única embalagem, sendo os três o mesmo modelo além da cabeça e da pintura. Os três se transformam no caminhão do Optimus e possuem adesivos decorados com o hangar dos Evas enfeitando as partes de sobra nos seus braços. Ah, e eles são ADORÁVEIS.
Me vê três de cada pra viagem, por favor. |
Por fim, em 2016, uma segunda versão do Eva-01, batizada de Awakened Ver., foi lançada para encerrar o crossover de vez. Desta vez, ele possui detalhes em vermelho, um braço bege, e adesivos que representam um A.T. Field, tudo para deixá-lo mais parecido com a sua forma ENLOUQUECIDA no filme Evangelion: 2.0 You Can (Not) Advance. Confesso que acho esse bem assustador.
Se ele tivesse a boca aberta eu teria pesadelos só de olhar. |
E assim termina o crossover oficial entre Transformers e Evangelion, mas não precisa ser o fim para nós, fãs que adoram imaginar crossovers entre tantas coisas que gostamos! Transformers como vocês bem devem saber, já se encontrou com tudo que se possa imaginar, enquanto Evangelion mais recentemente cruzou seu caminho com Godzilla, o rei dos monstros.
Mas e quanto a você, que outros crossovers gostaria de ver? Quem você acha que ficaria legal ao lado dos Transformers? E qual a sua opinião sobre o anime Neon Genesis Evangelion? Escreva tudo que quiser aí embaixo nos comentários, e nos vemos qualquer dia desses!
Até todos serem um em uma sopa primordial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente sem medo do que pode acontecer!