16/08/2018

Sessão Nostálgica: Stop-Motions Antigos de Transformers

Saudações, meus queridos atômicos!

Hoje estou contaminado pela nostalgia!

Ah... a boa e velha nostalgia, que nos traz tantas memórias e sentimentos!

Por isso, decidi desenterrar um assunto que fez parte da minha infância/adolescência, e que até hoje ainda admiro muito: a incrível arte do stop-motion!

Para quem não sabe ou não lembra, stop-motion é um estilo de animação usando fotos para criar a ilusão de movimento. Digamos que você use um boneco para fazer isso, você tira uma foto dele parado, então você move apenas alguns milímetros do braço dele, e tira outra foto. Muitas horas e dezenas de fotos depois, você terá um clipe de alguns segundos em que o boneco move o braço sozinho, como se tivesse vida própria. Claro, a qualidade da animação depende de muitos fatores, mas mesmo para quem é iniciante é possível criar algo que surpreenda.

O motivo dessa arte ser tão nostálgica para mim é muito simples, e não deveria ser nenhuma surpresa para quem já conhece este blog. Bonecos dos Transformers são perfeitos para criar stop-motions, pois normalmente possuem várias articulações que possibilitam diversos movimentos e, claro, a transformação de um modo para o outro que é muitas vezes o principal atrativo da animação. Desde pequeno, sempre criei minhas próprias animações usando meus primeiros Transformers, algumas delas tendo sobrevivido até hoje. Mas o motivo em especial de eu escrever este artigo foi a lembrança de algumas das animações mais marcantes dessa época, que eu assistia quase diariamente no Youtube.

Talvez você não tenha vivenciado esse período, mas entre os anos de 2007 e 2010, que correspondem aos dois primeiros filmes dos Transformers e suas respectivas linhas de brinquedos, stop-motions usando os bonecos eram extremamente populares entre os fãs, especialmente entre os jovens como eu era. O motivo pelo qual a popularidade dessas animações decaiu após esses anos nunca me foi clara, mesmo com alguns motivos que eu consigo imaginar como responsáveis, pois acho que os fãs e os bonecos nunca perderam o potencial de continuar contando suas histórias animadas. Enfim, o canal do Youtube que quero homenagear aqui hoje trata-se do mirasoltwins.

O canal mirasoltwins era mantido por Gabriel e Miguel Mirasol, irmãos gêmeos de aproximadamente 14 anos na época em que seus vídeos fizeram sucesso. Hoje eles já devem estar com quase 24 anos, o que me faz me sentir velho e ainda mais nostálgico. Existem vários motivos pelos quais as animações deles foram tão marcantes para mim e entrarei em detalhes no decorrer do artigo. Mas um dos principais motivos que já posso revelar agora, é que seus vídeos foram alguns dos primeiros lugares onde vi os bonecos oficiais do primeiro filme dos Transformers. Eles praticamente me introduziram aos bonecos, me fizeram saber da existência deles e despertaram em mim o desejo de colecionar que tenho até hoje e de criar minhas próprias animações.

Um dos primeiros vídeos que vi, sem dúvida, foi o seguinte:



Três Bumblebees lutam para ver quem consegue conquistar Arcee, um clássico! Ver três bonecos diferentes do Bumblebee, um do Camaro antigo, um do novo e um com danos de batalha, além de bonecos do Optimus, do Barricade e do Jazz (que na época eu não sabia o porquê das cores diferentes) me fez ir à loucura. Desde muito pequeno, assistindo aos desenhos animados na televisão, eu sempre sonhei em ver bonecos fiéis aos personagens que eu via, e isso só aumentou com a chegada do primeiro filme. Até então, eu só tinha acesso a bonecos de camelô genéricos que não se pareciam com nada. Esse vídeo foi um dos caminhos que me levou a descobrir que, na verdade, o meu sonho já havia sido realizado há muito tempo e bonecos oficiais dos Transformers já existiam!

Agora, um grande mistério para mim foi ver esse boneco da Arcee que aparece no vídeo. Eu não sabia quem ela era e tinha certeza de que ela não aparecia no filme. E conforme vocês verão abaixo, outros personagens desconhecidos para mim também davam as caras nesses stop-motions, como Dreadwing, Wreckage e Longarm, entre outros. Então, qual a solução que eu cheguei? Ora, de que eles eram personagens que iriam aparecer no segundo filme, é claro! Na época, eu não sabia que as linhas de brinquedos muitas vezes incluem personagens inventados para elas, e pensava que os bonecos do próximo filme já estavam sendo vendidos em antecipação. E por mais difícil de acreditar que isso possa parecer, essa minha teoria foi o primeiro motivo que me levou a crer que um segundo filme estava por vir. Por pura sorte, o segundo filme realmente saiu meros dois anos depois, e ainda por coincidência incluiu mesmo uma motinho cor-de-rosa chamada Arcee, apesar de muito diferente do boneco do primeiro filme.

Alguns dos outros vídeos do canal que eu assistia com frequência eram:

Autobots vs. Brawl:

Optimus chegando na batalha:

E a apresentação dos Autobots:

O canal ainda inclui algumas outras animações que valem a pena ser conferidas. Mas os principais vídeos que eu mais assistia e que me levaram a ter esta sessão nostálgica são os episódios de uma história original criada pelo canal.

O primeiro vídeo, chamado Dreadwing's Wrath, mostra uma cena de batalha em que todos os Autobots tomam uma surra do Decepticon Dreadwing. Como dito antes, esta foi a primeira vez que vi esse personagem e não tinha certeza se ele era oficial ou uma invenção do canal, ou se ele estaria no próximo filme. Infelizmente, apesar de oficial, ele nunca apareceu em nenhum filme até hoje.



O vídeo foi tão marcante para mim ao ponto de eu ainda ter todas as falas memorizadas, mesmo na época não entendendo muito bem o inglês. Por algum motivo, todo o início do vídeo com Starscream, Blackout e Dreadwing me causava a maior sensação de suspense, e quando a luta começava eu realmente ficava impressionado com a força daquele Decepticon sozinho contra todos os Autobots. O fato deles terem inventado que Dreadwing se teleporta, especialmente na cena em que ele se transforma, me deixava ainda mais impressionado. Já naquela época, eu imaginava o serviço que ia por trás de criar uma animação dessas, e a adição dos efeitos especiais era algo que ia quase além da minha compreensão.

O primeiro episódio termina com Starscream disparando um míssil em Optimus, mas felizmente o próximo episódio já havia sido lançado e eu não precisei esperar para descobrir o que acontecia em seguida. O segundo episódio, chamado The Fallen Rising, foi removido do canal original, mas felizmente ainda pode ser encontrado em um outro canal que o colocou de volta no Youtube.

UPDATE 08/05/2020: Infelizmente, o vídeo também foi removido do outro canal. Realmente não sei o motivo para que este episódio em particular já tenha sido removido pelo menos duas vezes do YouTube, mas eu espero que ele volte mais uma vez e que possa ficar disponível permanentemente. Assim que eu o encontrá-lo novamente, atualizarei este post de novo.


Este episódio me surpreendeu ainda mais que o primeiro. Tivemos a introdução de novos personagens, como Landmine e Cliffjumper, e ainda um arco super dramático em torno de Longarm, que é capturado e forçado a se tornar um Decepticon. Toda a cena da operação era bastante efetiva para mim, com todos os flashes e efeitos, e me deixava realmente impressionado. O uso de músicas e sons tirados diretamente do filme também eram algo que me chamava bastante atenção, pois eu sentia que estava assistindo algo genuinamente de Transformers. Já a música que toca no início e no final do episódio, que tenho gravada na minha mente até hoje justamente por causa disso, é na verdade a música tema de X-Men: O Confronto Final, e posso afirmar que é a única coisa boa a sair daquele filme. Para quem se interessar em tê-la grudada na cabeça para sempre também, aconselho dar um play logo abaixo:


Outra coisa que me deixava bastante perplexo nesse episódio, era a presença de um boneco do Megatron que durante muitos anos nunca consegui identificar. Se você reparar, ele tem uma ótima pintura prateada e bastante escura, com uma enorme fenda no peito que nunca entendi o motivo. Somente muito tempo depois que me deparei com este vídeo, onde eles mostram que o boneco trata-se de um Voyager Megatron do primeiro filme customizado por eles mesmos, e o motivo da fenda no peito é porque eles removeram várias das peças adicionais que o boneco original tinha para criar o efeito de que estava congelado. Devo dizer que a customização deles sempre me impressionou, e esse provavelmente ainda é o boneco mais assustador do Megatron dos filmes que eu já vi.


Depois deste episódio, havia um vídeo bônus conhecido como "episódio 2.5" que retratava uma batalha entre Bumblebee e Cliffjumper contra Dreadwing que lembro de ser espetacular, mas que infelizmente não fui capaz de reencontrar em lugar nenhum. Se alguém encontrar e puder me passar o link, eu ficaria muito agradecido!

UPDATE 08/05/2020: De algum modo, o episódio 2.5, A Dreadful Surprise, ressurgiu no próprio canal mirasoltwins e ainda consta como postado na sua data original lá em 2009. Eu juro que ele não estava lá quando escrevi este post, então não sei dizer o que pode ter acontecido. Será que ele estava como privado e os próprios irmãos o colocaram como público novamente? Isso significaria que eles ainda possuem acesso ao seu velho canal, o que levanta ainda mais questões sobre o quê eles têm feito hoje em dia. Por outro lado, o desaparecimento e o retorno deste vídeo talvez tenha sido causado pelo próprio YouTube, mas isso é algo que provavelmente jamais saberemos de certeza.



Enfim, e para finalizar, temos o terceiro episódio e um dos últimos vídeos postados no canal antes de seu súbito fim. O episódio, intitulado The Invasion, é também o mais ambicioso, possuindo dez minutos de duração, ainda mais efeitos especiais e uma dramática conclusão para a história. É algo que realmente merece ser assistido.




Este episódio é o único que inclui bonecos que são, de fato, do segundo filme, pois foi lançado próximo do final de 2009. Lembro de ter ficado maravilhado ao ver os novos bonecos do Optimus Prime, do Megatron e do Starscream, e também o boneco de Soundwave, que havia aparecido no segundo filme. Este episódio é repleto de batalhas muito legais e a luta final é mais um momento que me marcou profundamente. Ver o Optimus e o Megatron perdendo seus braços em batalha era algo super agressivo (e vale lembrar que isso foi antes do Optimus realmente perder seu braço no terceiro filme).

E assim como aconteceu no episódio anterior, uma coisa neste episódio também me deixou um tanto confuso. Durante a batalha final, Optimus, interpretado pelo seu boneco Leader class do segundo filme, puxa das costas um canhão bastante fiel ao que ele usa no primeiro filme. Eu sabia que o Leader class do primeiro filme incluía um canhão, mas era muito diferente daquele, e eu também sabia que o Leader class do segundo filme não vinha com essa arma. Por algum tempo, a dúvida de onde veio aquele canhão habitou meu cérebro até provavelmente o dia em que eu conheci o Buster Optimus Prime, a versão exclusiva do Japão desse mesmo boneco que de fato incluía esse canhão. Por causa disso, assumi que eles estavam simplesmente usando o canhão daquela versão do boneco, mas apenas recentemente descobri que, na verdade, aquele canhão era mais uma das customizações criadas por eles próprios, como mostrado no vídeo abaixo. E devo dizer, o trabalho ficou tão impressionante que durante anos acreditei se tratar mesmo de uma peça oficial.



O episódio termina com a revelação de que, agora que Megatron foi morto, The Fallen vai assumir a liderança dos Decepticons. Eu realmente não sei dizer se existia a intenção de continuar a história a partir daí, mas infelizmente nunca houve qualquer tipo de continuação. Pouco tempo depois, o canal foi completamente abandonado e o último vídeo de Transformers postado foi esta animação do Devastator se transformando:



Vários outros canais de stop-motions com Transformers existiam na época, mas poucos foram tão marcantes quanto mirasoltwins. Seja lá o que aconteceu com eles, foi certamente uma perda imensa eles terem parado de postar novos vídeos, sem nem sequer dar qualquer tipo de declaração para explicar o motivo do fim do canal. Até hoje, vários comentários podem ser encontrados em seus vídeos de pessoas se perguntando o que aconteceu com eles e pedindo para que retornem. A única pista que encontrei foi na descrição de um de seus últimos vídeos, onde está escrito que todos os seus bonecos estavam encaixotados porque eles estavam de mudança, mas tinham vários vídeos planejados para fazer no próximo verão. Seja lá quais eram esses vídeos, eles parecem nunca ter se realizado e o destino dos irmãos Mirasol continua um mistério para mim. Se alguém tiver qualquer informação adicional para compartilhar, eu ficaria feliz em poder saber.

Enfim, esta foi a minha singela homenagem a este canal que fez parte da minha vida em um período tão turbulento que foi minha pré-adolescência. Muitas memórias boas e ruins se entrelaçam toda vez que relembro dessa época, mas posso dizer com satisfação que estas animações fazem parte das memórias boas. Para finalizar, vou deixar mais uma animação do Devastator, desta vez feita por um canal diferente, que também possui uma musiquinha que nunca saiu da minha cabeça desde aqueles tempos.


Muito obrigado por me acompanhar nesta jornada de volta a tempos mais simples e inocentes. Sei que nenhuma destas animações é uma obra de arte, mas as memórias são o que as tornam tão especiais. Espero que tenham gostado de relembrar ou assistir pela primeira vez a estes vídeos comigo. Você também tem memórias nostálgicas como as minhas? Sinta-se livre para compartilha-las nos comentários. E nos vemos no próximo artigo, que será quando eu estiver me sentindo nostálgico novamente.

Um abraço do seu amigo Cavalo Atômico e até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente sem medo do que pode acontecer!