17/07/2020

TUDO SOBRE BARRICADE, O DECEPTICON POLICIAL - Universo Transformers com Fritzolino


Olá, meus queridos visitantes atômicos! Hoje começa uma nova fase aqui no Blog do Cavalo Atômico.


A partir deste post, o blog irá hospedar os roteiros completos dos vídeos sobre Transformers do canal Fritzolino, que também está dando início a um novo formato. Essa parceria busca aumentar a sinergia entre o canal e o blog e a unificar os seus públicos, além de também possibilitar mais alcance e acessibilidade aos trabalhos realizados através da divulgação em diferentes mídias. Dessa maneira, você pode optar por assistir ao vídeo ou ler ao post aqui no blog para receber o mesmo conteúdo.


Esperamos que essa mudança agrade aos leitores do blog e nos traga um maior engajamento com o nosso público. E agora, para o assunto de hoje:



Este post contém o roteiro em formato de texto do vídeo "Tudo Sobre Barricade, o Decepticon Policial" do canal Fritzolino, que pode ser assistido abaixo:



Bem-vindos ao primeiro vídeo da série Universo Transformers com Fritzolino!


O tema de hoje é um dos personagens mais populares e recorrentes da série de filmes dos Transformers: o Decepticon Barricade, famoso por ser uma viatura da polícia que carrega um logo personalizado e tem como lema a intimidante frase “para punir e escravizar”. À primeira vista, pode parecer que o personagem é apenas mais um dos muitos robôs que aparecem no decorrer da saga, mas uma análise um pouco mais profunda revela que a história por trás de suas aparições é muito mais complexa do que da maioria dos Autobots e Decepticons.


PARTE 1: TRANSFORMERS (2007)


A criação do Barricade que vemos nos filmes pode ser dividida em três etapas. Tudo começou quando o Autobot policial Prowl, que estava sendo considerado para inclusão no primeiro filme, foi descartado quando os roteiristas decidiram que um Decepticon policial seria muito mais legal do que um Autobot policial. Enquanto isso, o papel que estava sendo escrito para o personagem Soundwave, foi substituído por dois novos personagens, que viriam a se tornar Blackout e Barricade. Por fim, Barricade recebeu seu nome de outros dois Decepticons que vieram antes dele: o Barricade da Geração 1 e o Barricade de Transformers: Energon. E foi assim que o Barricade que conhecemos hoje foi criado.


Durante a campanha de marketing para o primeiro filme, ele apareceu em vários jogos e revistas em quadrinhos e recebeu uma grande quantia de brinquedos, reforçando a sua popularidade com o público.


No filme, vemos Barricade pela primeira vez aproximando-se do Força Aérea Um. Ele está lá para buscar Frenzy, o pequeno Decepticon que se infiltrou no avião para roubar informações sobre o paradeiro do AllSpark e do Megatron. Frenzy descobre que a localização do AllSpark foi gravada nos óculos de Archibald Witwicky, que estão agora em posse de seu tataraneto, Sam Witwicky, e dá a ordem para que Barricade o encontre.


Barricade é visto novamente assim que consegue localizar Sam, que já está muito ocupado fugindo de Bumblebee por não saber o que está acontecendo com o seu próprio carro. Ao avistar a viatura se aproximando, Sam pensa que pode pedir ajuda, mas acaba caindo direitinho na armadilha do Decepticon, que usa um par de sondas em seus faróis para identificar o seu alvo. Ele então se transforma diante dos olhos do humano e o deixa completamente aterrorizado.


Fugindo por pouco das garras do monstro, Sam e Mikaela são resgatados por Bumblebee e assim tem início uma perseguição entre os carros. Ao anoitecer, porém, Bumblebee decide que está na hora de parar de fugir e os dois robôs se transformam para lutar. Barricade então revela a sua arma mais conhecida, uma serra formada por seus pneus que se estende da sua mão esquerda, e pula em direção ao Autobot. Infelizmente, não vemos todo o desenrolar da luta, já que o filme decide focar em Sam e Mikaela lutando contra Frenzy, mas sabemos que Bumblebee acaba sendo o vencedor e que Barricade é deixado para trás, derrotado, mas ainda vivo.


Barricade só volta a aparecer quando ele parece ter se recuperado de seus ferimentos e participa da chamada em grupo dos Decepticons. Pouco depois, ele é visto reunindo-se a Brawl e Bonecrusher e, logo em seguida, encontra-se com os Autobots. Sam imediatamente reconhece a viatura, mas, sem nenhuma explicação, o policial simplesmente desaparece do filme no mesmo instante em que vemos Bonecrusher se transformando.


Mas, por que isso aconteceu, exatamente? Existem apenas algumas evidências que podem nos ajudar a esclarecer. No roteiro original, Optimus Prime seria o responsável por matar Barricade logo após fazer o mesmo com Bonecrusher. Essa cena está presente nas adaptações em livro e quadrinhos. Também é importante notar que o desaparecimento de Barricade pode não ter sido um acidente, já que seria muito fácil modificar o filme para que ele fosse morto por Bumblebee e suas próximas aparições fossem cortadas. Sendo assim, para onde ele foi, então? Bom, eu gosto de imaginar que, quando ele viu o que o Optimus foi capaz de fazer com um Decepticon tão grande quanto o Bonecrusher, o coitado do Barricade simplesmente decidiu que ele não queria ter o mesmo destino e fugiu antes que pudessem alcançá-lo.


PARTE 2: A VINGANÇA DOS DERROTADOS (2009)


Podemos concluir, então, que Barricade sobreviveu para aparecer na sequência, Transformers: A Vingança dos Derrotados. Exceto que, mesmo recebendo alguns brinquedos novos, o policial não apareceu no filme, deixando seu paradeiro ainda inexplicado.


Mas o que torna a sua ausência mais intrigante é a aparição de um novo Decepticon chamado Sideways, que possui diversas características físicas muito parecidas com as de Barricade. Sideways aparece logo no início do filme, tentando fugir de um grupo de Autobots e sendo cortado ao meio por Sideswipe. Eu consigo imaginar que a pequena participação de Sideways poderia ter funcionado como um fim para Barricade, tanto é que um dos roteiristas dos quadrinhos propôs incluir a revelação de que Barricade e Sideways seriam de fato o mesmo personagem. Porém, foi a própria Hasbro quem não permitiu que essa ideia se tornasse oficial. Isso significa que, no fim das contas, as semelhanças não passam de coincidências e ninguém nunca teve a real intenção de incluir, e muito menos matar, Barricade em A Vingança dos Derrotados.


No intervalo entre o segundo e o terceiro filmes, Barricade apareceu em três episódios da websérie Transformers: Cyber Missions. No entanto, os eventos da série não são levados em consideração pelos filmes.


PARTE 3: O LADO OCULTO DA LUA (2011)


Apesar da linha de brinquedos do terceiro filme, Transformers: O Lado Oculto da Lua, contar com alguns novos brinquedos do personagem, não existiam informações de que ele estaria mesmo no filme, mas, para a surpresa de todos, ele apareceu sim, finalmente comprovando a sua sobrevivência depois de quatro anos de espera. Ele aparece durante a grande batalha final, quando a cidade de Chicago está completamente tomada pelos Decepticons. Junto de Soundwave e alguns soldados Decepticons, Barricade captura um grupo de Autobots e, usando uma nova arma, executa sem piedade o Autobot Que, também conhecido como Wheeljack.


No entanto, a aparição de Barricade neste filme é um tanto estranha. Um dos motivos é devido ao que aconteceu com a sua voz. No primeiro filme, ela era interpretada por Jess Harnell, o mesmo ator de Ironhide, que fazia vozes bem diferentes para cada um de seus personagens. Já no terceiro filme, Barricade recebeu exatamente a mesma voz de Soundwave, interpretado por Frank Welker, o que indica que as suas falas haviam sido gravadas para serem ditas por Soundwave antes de serem dadas para ele. Vale lembrar também que Jess Harnell voltou para interpretar Ironhide no mesmo filme, então por que ele não teria reprisado o seu papel como Barricade?


Outro ponto que me chama a atenção é a total ausência do seu modo veículo. Isso me leva a acreditar que Barricade não era para ter aparecido e a sua inclusão foi feita apenas durante a pós-produção, quando algum profissional de efeitos especiais decidiu reutilizar o seu modelo de CGI para preencher o filme com o maior número de Decepticons possível. Esse tipo de reutilização é bastante comum entre os filmes de Transformers; por exemplo, Sideways também reaparece em O Lado Oculto da Lua, sendo empalado por Optimus Prime. A diferença é que Sideways foi morto de uma forma tão evidente no segundo filme, que esse robô que aparece no terceiro não pode ser considerado o mesmo personagem. Já no caso do Barricade, nós podemos considerá-lo como o mesmo personagem já que ele não havia sido morto ainda.


De volta aos eventos do filme, depois que os Autobots capturados conseguem escapar, Barricade se reúne a Shockwave e é atacado pelas tropas da NEST que invadem a cidade. Snipers disparam contra os seus olhos para deixá-lo cego, enquanto soldados no chão implantam bombas em suas pernas. A quantidade de tiros e explosões em cima do Decepticon policial fizeram parecer que, desta vez, seria mesmo impossível que ele sobrevivesse, levando todo mundo a acreditar que esse seria o seu verdadeiro fim.


PARTE 4: A ERA DA EXTINÇÃO (2014)


Três anos depois, Barricade fez apenas uma breve participação especial no quarto filme, Transformers: A Era da Extinção, onde vemos imagens tiradas diretamente do filme anterior sendo exibidas em um jornal de televisão. A Era da Extinção também marcou a primeira vez que Barricade foi deixado de fora da linha de brinquedos. Nesse momento, a morte do personagem já era mais do que certa e todo mundo já havia aceito que nunca mais veríamos o famoso Decepticon policial...


PARTE 5: O ÚLTIMO CAVALEIRO (2017)


Até que, de repente, mais três anos depois, foi anunciado que Barricade iria retornar no quinto filme, Transformers: O Último Cavaleiro, com um visual completamente novo, tanto no modo veículo quanto no modo robô. Desta vez, a sua participação foi confirmada desde cedo e foi usada com toda força pelo marketing do filme, que voltou a incluí-lo na linha de brinquedos e o tratou como se fosse um dos personagens principais. O seu novo visual também mostra que houve uma clara dedicação em mantê-lo atualizado, apesar de eu achar bastante irônico que o Sideways ainda seja muito mais parecido com o Barricade de 2007 do que a nova versão do próprio Barricade. Além disso, a sua voz voltou a ser interpretada por Jess Harnell e até mesmo o seu nome é confirmado por um dos personagens no filme, coisa que nem sempre acontece.


Mas por que eu estou dizendo tudo isso como se fosse estranho? Bom, pelo simples fato de que Barricade já estava morto e enterrado por seis anos antes de ser ressuscitado para este filme. Isso significa que, não apenas ele escapou com vida do terceiro filme, mas também sobreviveu a todos os eventos do quarto filme.


O filme não explica como Barricade sobreviveu até agora e nem quando ocorreu a sua mudança de visual, mas descobrimos que a sua localização está sendo rastreada pela TRF, que decide deixá-lo solto para poder espionar as suas atividades. O plano dá certo quando Barricade eventualmente se encontra com Megatron, revelando a posição do líder dos Decepticons. De qualquer forma, um encontro entre Megatron e a TRF seria inevitável, pois Barricade informa ao seu líder que ele precisará da ajuda da TRF para localizar o misterioso Talismã que foi entregue a Cade Yeager.


Algum tempo depois, Barricade aparece novamente ao lado de Megatron, desta vez também com a sua nova equipe de Decepticons. Eles invadem o esconderijo dos Autobots e depois os perseguem até uma cidadezinha, onde ocorre uma batalha. Barricade é atingido por um golpe de Grimlock, mas consegue escapar com Megatron enquanto os outros vilões são mortos pelos Autobots.


Na próxima vez que o vemos, Barricade já está em Londres, onde participa de uma rápida perseguição a Bumblebee antes de ser arremessado para longe por um disparo de seu velho inimigo. Ele então reúne-se a Megatron uma última vez no Stonehenge, local onde ocorrerá a batalha final, e observa a aproximação da nave dos Cavaleiros. Mas quando o exército britânico chega ao local e ataca os Decepticons, Barricade defende-se disparando contra os humanos e... Em uma quase perfeita repetição do que aconteceu no primeiro filme, há exatos dez anos, o personagem desaparece sem deixar rastros quando a batalha final está apenas prestes a começar. Voltamos à estaca zero, sem saber qual é o destino do personagem, mas, conhecendo o seu histórico, é fácil imaginar que ele deu um jeito de sobreviver e fugir mais uma vez.


PARTE 6: BUMBLEBEE (2018)


Enquanto o futuro de Barricade ainda é um mistério, podemos voltar no tempo e falar sobre o seu passado; especificamente, sobre a sua lendária rivalidade com o Autobot Bumblebee, que muitos diriam ser uma de suas características mais marcantes e definitivas. Mas, você já se perguntou de onde essa rivalidade surgiu?


Tudo começou quando, durante a divulgação do primeiro filme, a Hasbro viu em Barricade a oportunidade perfeita de criar um rival para Bumblebee, espelhando a clássica rivalidade entre Optimus Prime e Megatron. Por isso, Bumblebee e Barricade foram vendidos como se fossem arqui-inimigos, apesar de não ser exatamente isso que o filme mostra. Na verdade, Barricade não é nada mais do que o primeiro Decepticon a dar sorte de encontrar Sam, enquanto Bumblebee o enfrenta apenas por estar cumprindo o seu dever de proteger o humano. Ao que tudo indica, esse é o primeiro encontro dos dois.


Já no terceiro filme, apesar de ter Bumblebee como seu prisioneiro durante um bom tempo, Barricade dá apenas um único chute em suas costas e nem sequer parece se importar quando Soundwave está prestes a executá-lo. Isso me leva a perguntar, se eles eram mesmo rivais, Barricade não iria tentar executar Bumblebee antes que Soundwave tivesse a chance? E depois, quando Bumblebee mata Soundwave, por que ele não vai atrás do Barricade também, para acabar com a rixa de uma vez por todas?


Por último, no quinto filme, os dois se enfrentam sem nem sequer agir como se já se conhecessem. Tudo o que eu queria era que houvesse alguma confirmação de que eles têm mesmo uma longa história de inimizade. Poderia ser uma simples troca de diálogos, com um deles dizendo, “Então nos encontramos novamente, meu velho inimigo!”, e o outro respondendo, “Você vai pagar por tudo que fez comigo!”. Mas não, todos os seus encontros sempre acontecem ao acaso e nunca parecem existir motivações pessoais por trás de suas batalhas.


E é justamente por isso que todo mundo ficou intrigado quando surgiram rumores de que Barricade iria aparecer no filme solo de Bumblebee, que se passa antes de todos os outros, em 1987. Dois brinquedos do Decepticon policial foram lançados na linha do filme, ambos representando o seu modo veículo como uma viatura típica da década de 1980. Além disso, os trailers do filme mostravam Bumblebee enfrentando uma viatura muito parecida, aumentando ainda mais as suspeitas. Será que o filme traria finalmente uma explicação para a rivalidade entre os dois, que teria se iniciado muito tempo antes de seu encontro lá em 2007?


Infelizmente, não. Tudo não passou de um grande alarme falso. Os novos brinquedos eram apenas isso, brinquedos, e a viatura era apenas um carro normal. Barricade não aparece no filme e a sua rivalidade com Bumblebee continua sendo algo que gostamos muito mais de imaginar do que algo que realmente existe.


ENCERRAMENTO


E essa foi a nossa jornada através dos mais de 10 anos do personagem Barricade. O que eu acho mais interessante sobre o personagem é que podemos sentir a sua presença em todos os filmes lançados até hoje, até mesmo naqueles em que ele não aparece. A sua existência também inspirou a criação de outras versões suas, como o Barricade de Transformers: Prime, o Barricade de Earth Wars e o Barricade de War for Cybertron: Siege. Isso significa que a sua popularidade é tão grande, que o seu nome será para sempre associado a um traiçoeiro Decepticon que se disfarça de viatura da polícia. Essa é, possivelmente, uma das maiores heranças deixadas pelos filmes para o futuro da franquia Transformers.


Mas e aí, gostou deste vídeo? Então não se esqueça de deixar o seu like, compartilhar com os seus amigos e se inscrever no canal Fritzolino. Você também pode deixar nos comentários a sua opinião sobre o Barricade e também suas sugestões para os próximos vídeos. E ainda, você pode ler o roteiro deste vídeo em formato de texto no Blog do Cavalo Atômico, o link está na descrição. Muito obrigado por assistir, espero que você tenha aprendido algo novo, e até a próxima!



Você também pode deixar os seus comentários aqui mesmo no Blog do Cavalo Atômico. Muito obrigado pela leitura e volte sempre para não perder as novidades!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente sem medo do que pode acontecer!